quarta-feira, 8 de abril de 2009

Raízes Protestantes

quarta-feira, 8 de abril de 2009
Antiga catedral Católica em Lousanne-Suiça, e dedicada ao culto protes-
tante após a Reforma Protestante em 1536.


O movimento protestante surgiu na tentativa de Reforma da Igreja Católica iniciado pelo monge agostiniano Martinho Lutero, no século XVI. Os motivos para esse rompimento incluíram principalmente as práticas ilegítimas da Igreja Católica, além da divergência em relação a outros princípios católicos, como a adoração de imagens, o celibato, as missas em latim, a autoridade do Papa, entre outros.



Para os protestantes, a salvação é dada através da graça e bondade de Deus, na qual cada pessoa pode se relacionar diretamente com seu Criador, tendo como único e exclusivo mediador Jesus Cristo, enquanto a fé católica diz que o único método de se obter a salvação é através dos seus sacramentos e rituais de purificação da alma, feitos através de pessoas santificadas ( padres, bispos, cardeais, etc.), e dos sacrifícios e obrigações oferecidas aos declarados (as) "santos" e "santas" pela própria igreja Católica, personificados em seus rituais nas imagens e esculturas, estes também considerados "sagrados".

Imagem do Pe. Cícero, local de adoração dos Católicos.

Os protestantes defendem a crença de que a única autoridade a ser seguida é a Palavra de Deus, presente na Bíblia Sagrada. Desta forma, através da ação do Espírito Santo, os cristãos, ao lerem a Bíblia, e seguirem seus preceitos e regras, podem entrar em sintonia e estabelecerem uma harmonia com Deus. Por esse motivo, a partir da Reforma Protestante, a Bíblia foi traduzida para diversas línguas e distribuída sem restrições para as pessoas, um dos grandes motivos da perseguição da Igreja Católica aos reformadores, já que o esclarecimento das pessoas, fomentado pela democratização do conhecimento Bíblico, revelou a fragilidade e insustentabilidade de seus preceitos e normas.

Nordestinos reverenciando a imagem do Padre Cícero, no templo erguido
em sua homenagem na cidade de Juazeiro-CE

O protestantismo pode ser subdividido em ramos, como o luteranismo, calvinismo, anglicanismo, etc. Mas atualmente, costuma-se classificar as igrejas protestantes em históricas, pentecostais e neo-pentecostais.

No Brasil, o protestantismo foi trazido pelos holandeses entre os anos de 1624 e 1625 para a cidade de Recife, onde os flamencos se estabeleceram; durante esse período eles promoveram a liberdade e a tolerância aos demais cultos religiosos, inclusive o judaísmo, e conviveram pacificamente com os Católicos Portugueses, até que fossem expulsos por esses, que ao reaasumirem o poder, expulsaram os Judeus( esses fugiram de Recife para a América do Norte onde fundaram Nova Iorque), e reprimiram com violencia os cultos protestantes que passaram a clandestinidade.

Pesquisas recentes mostram o crescimento do protestantismo no Brasil: em 1970, o Censo do IBGE registrava cerca de 4,8 milhões de evangélicos; em 1980, 7,9 milhões; em 1991, 13,7 milhões; em 2000, 26,1 milhões. Segundo o IBGE, se esse crescimento se mantiver estável ao longo dos anos, no ano de 2020, metade da população brasileira será evangélica.


Igreja protestante lakewood, a maior dos Estados Unidos

Sabe-se que existe atualmente cerca de 593 milhões de protestantes no mundo. O país mais protestante do mundo é os Estados Unidos da América, com quase 163 milhões de protestantes.

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates