terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Adeus, Fernando Freitas

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
Morreu hoje vitimado pelo câncer o médico e Radialista Fernando Freitas, conhecido do grande público principalmente pelas vinhetas e chamadas comerciais que gravou durante todo o governo Jarbas (Jarbaaaaaaaaaarbas Faz!), dizia ele numa dessas chamadas. Fernando  trabalhou durante quase duas décadas na radio jornal, mas seus últimos trabalhos  de maior repercussão no rádio foram realizados través da Rede Estação, onde apresentou o programa Passeando pelo Nordeste. 

Quando comecei a trabalhar no rádio, na mesma Rede Estação e ainda como estagiário, tinha uma vontade imensa de encontrá-lo, o que era quase impossivel porque seu horário era o das 4h às 7 da manhã; mas e daí!!! Eu queria ver o cara, saber quem era o dono de uma das mais belas vozes do Rádio do Brasil, até que finalmente o vi; uma figura séria, sisuda, sempre de cigarro em punho , um fumante inveterado.; dono de uma antipatia assustadora e de uma gentileza e sabedoria que só poderiam ser desfrutadas por quem ousasse aproximar-se para ouvir atentamente seus causos, histórias do interior. Sem dúvidas uma figura emblemática.

Hoje, considero-me um afortunado por ter tido o privilégio de trabalhar ao seu lado,em meados de 2007, quando já profissional lhe passava  o horário à meia noite na Rede Pernambuco Sat, para que ele  já liberto do vício do cigarro,  abrisse o horário com seu vozerão e seu pensamento do dia, iniciando a jornada que se estendieria até às 4h da manhã, quando ao se despedir diria: Inté...

Bom, como todo radialista, Fernando não será lembrado por sua imagem pela grande maioria, e sequer o grande público será capaz de associar doravante sua voz  potente ao  verdadeiro dono,  mas, deixará seu legado e seu exemplo, e a saudade de quem  como eu teve o privilégio de estar ao seu lado, por algum tempo.

Fazer rádio tem dessas coisas, povoamos o imaginário, entramos nas casas, nos cômodos mais intimos, nas mentes mais perturbadas, serenas, confusas; tristes, felizes! Nos integramos às vidas dos nosso ouvintes, ao seu cotidiano, seus sonhos, transmitimos alegria mesmo quando estamos tristes , amor ainda que infelizes serenidade ainda que estejamos perdidos; mas... Um dia saímos do Ar... Temporariamente, quando alguém resolve mexer no dial, ou, de uma vez por todas quando nossa programação chega ao fim; e então simplesmente deixamos de existir, somos esquecidos, e por nunca termos sido vistos, desaparecemos de uma vez por todas.

 A voz de Fernando Freitas continuará ecoando pelos rádios do Brasil , e com certeza, mesmo quem nunca o conheceu,  um dia ainda se surpreenderá com a linda voz que se perpetuará em vinhetas, chamadas comerciais, poesias e textos gravados por ele que certamente continuarão  sendo executados por esse mundo afora. Fernando continuará vivo nos corações de quem como eu, sempre foi um apaixonado pelo Rádio e por seus personagens fantásticos e apaixonantes como ele.

Descanse em Paz Mestre Fernando Freitas, e muito obrigado  por seus ensinamentos e pelo exemplo de vida e profissionalismo que vc nos deixou.



0 comentários:

 
◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates