sábado, 17 de julho de 2010

Steve Jobs, e as voltas que o mundo dá...

sábado, 17 de julho de 2010

Em 1971, um maluco descobriu que um apito que vinha como brinde na caixa do cereal Cap`n`Crunch, vendido nos EUA, emitia um assovio exatamente na frequência que a AT&T, operadora de boa parte da telefonia à época, usava para dar acesso técnico à sua rede. Em outras palavras, quando alguém usava o apito no telefone, a rede entendia que se tratava de um operador e liberava o aparelho para chamadas gratuitas.

Quando Steve Jobs e seu colega Steve Wozniak leram um artigo na revista Esquire detalhando o phreaking, ficaram impressionados. Ambos, já embrenhados no universo da eletrônica, resolveram substituir o rudimentar apito "mágico" por um dispositivo eletrônico fabricado por eles mesmos, que acabou ficando conhecido como "Blue Box" (caixa azul). Por cerca de um ano, Jobs e Wozniak ganharam dinheiro fabricando e vendendo as caixas azuis, até fundarem a Apple.

Tanto Jobs quanto Wozniak aprenderam sobre eletrônica abrindo, entendendo e manipulando computadores e sistemas de outras empresas (incluindo aí a AT&T). Em outras palavras, eles se beneficiaram enormemente do ambiente de "abertura" da sua época, em que predominavam a colaboração e a curiosidade.

É interessante ver como tudo isso mudou hoje, quando os produtos da Apple são rigorosamente fechados, tanto do ponto de vista físico (não dá para abri-los nem para trocar a bateria!) quanto de software. Nesse sentido, a Apple impediu recentemente o Google de vender seu aplicativo Google Phone no iPhone, justamente porque ele competia com a rede da AT&T, hoje parceira da Apple nos EUA. O mundo dá voltas.

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates