quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Viva o Carnaval!!!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010


Parece meio estranho, mas desde que me entendo por gente meu envolvimento com o carnaval sempre foi pautado pelo trabalho, vejam bem, eu disse desde que me entendo por gente! Porque antes disso, subi e desci incontaveis ladeiras em Olinda, bebi muito, e beijei bocas tão estranhas e inesquecíveis como as ressacas que curti no pós festa; um passado do qual não me orgulho nem um tiquinho.


Mas como dizia no início, meu envolvimento com o carnaval a partir do momento em que me descobri um ser "pensante", passou a ser pautado pelo trabalho, e quase sempre de repórter no meio da muvuca; na maioria das vezes impulsionado pelo desejo de incorporar a experiencia ao meu currículo. Mas de uns anos pra cá, já calejado pelas desventuras de minha profissão, e mais crítico do que nunca, afastei-me definitivamente do evento, e por conseguinte da festa.


É que com o passar dos anos, me descobri apaixonado pelo carnaval, mas avesso à folia; percebi que enquanto manifestação cultural a festa em sua essência é belíssima, fantástica e tb pouco conhecida; que na verdade ela acontece todos dias, e não apenas durante três dias em que se apresenta ao mundo. E o carnaval nunca deixa de existir porque é a razão de viver de muita gente: compositores, intépretes, artesãos, músicos, pessoas que o vivem diuturnamente; enfim, ele é maior do que podemos enxergar, embora seja invisível aos olhos dos que se jogam e se embriagam enquanto o "festejam" apenas e durante três dias.

Mais uma vez estarei à distância comtemplando a festa que se desenrola nas ruas, vendo de longe a alegria insana de quem proclama o carnaval como uma celebração ao escárnio dos valores morais , uma grande oportunidade de se embriagar e rir da sua própria desgraça, de buscar na celebração do rídiculo, um remédio para sua própria ignorância. Esse não é o carnaval que eu curto, e hoje tenho certeza de que nunca foi; quanto ao outro a que me referi, o "verdadeiro e invísivel", quem sabe não vira dissertação de Mestrado né??? Rsrsrsrs. Então, seja lá qual for o seu, divirta-se e celebre o que lhe der na cabeça.

Bjos e abraços.


1 comentários:

Anônimo

Compreendo o que dizes perfeitamente. =]

 
◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates