quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Clipada Básica!!!

quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Está na hora de terminar o relacionamento?


A eficácia para terminar relacionamentos insatisfatórios é tão importante para o estabelecimento de um bom relacionamento amoroso quanto as capacidades para atrair parceiros, iniciar relacionamentos e desenvolver bons relacionamentos deste tipo.


É importante não prolongar desnecessariamente um relacionamento que não tem chance de dar certo. Este prolongamento implica na perda de tempo, na criação de outros compromissos e no estabelecimento de vínculos que dificultarão ainda mais a separação e aumentarão os danos, tanto para aqueles que permanecem no relacionamento insatisfatório como para aqueles que o romperão no futuro. Por isso, o término de relacionamentos inviáveis, embora possa ser difícil e dolorido na época que está acontecendo, é vantajoso para ambos os parceiros a médio e longo prazo.


Motivos para terminar um relacionamento
Vamos apresentar aqui alguns dos principais problemas que são mais frequentes nos inícios dos relacionamentos amorosos. Leia a descrição de cada um deles, pense no seu relacionamento e responda as seguintes questões: (1) Quão frequente este problema aparece? (2) Quanto ele dificulta o relacionamento? (3) Quanto este problema me incomoda? (4) Qual a chance de solucioná-lo? Refletir sobre a presença e a gravidade destes obstáculos ajudará você a decidir se deve terminar o relacionamento. Por outro lado, para tomar esta decisão também leve em conta tudo de bom que este relacionamento oferece para você.

Principais problemas que podem surgir nos inícios dos relacionamentos amorosos

Pouca atração sexual e romântica pelo parceiro. Por exemplo, logo nos primeiros encontros você verifica que “não houve química” com o parceiro: ele não despertou quase nada do seu romantismo ou do seu desejo.

Incompatibilidades de objetivos para o relacionamento. O parceiro apresentou indícios de que aquilo que ele quer no relacionamento está muito longe daquilo você quer. Por exemplo, você quer namorar e ele não quer assumir nenhum compromisso. Para ele, cada encontro vale por si. Ele sempre se esquiva de marcar qualquer compromisso futuro: o próximo encontro sempre tem que ser tratado em outra ocasião e de acordo com as conveniências dos dois.

Incompatibilidades em características pessoais que são muito importantes para o relacionamento. Estas incompatibilidades podem estar presentes em várias áreas como, por exemplo, nas características pessoais, na forma de lidar com o dinheiro, quanto aos valores, objetivos de vida e graus de escolaridade. Por isso, você sente que “habitam mundos diferentes” e terão muitas dificuldades para se compreenderem e se apreciarem em áreas importantes da vida.

Falta de confiança. Esta falta de confiança pode ter surgido porque o parceiro já traiu a sua confiança ou você ficou sabendo de coisas que ele fez em outros relacionamentos que indicam que ele não é confiável. Por exemplo, você descobriu que o seu parceiro contou algumas mentiras graves para você ou você ficou sabendo que ele já traiu outras parceiras anteriores.

O parceiro age de forma abusiva ou desrespeitosa. Por exemplo, ele quer sempre impor a sua vontade, é agressivo com palavras e tenta tirar vantagens de você sempre que pode.

Falta de admiração. Um dos dois ou ambos não tem admiração pelo outro. Por exemplo, você vai ficar constrangida e envergonhada na hora de apresentá-lo para seus amigos ou para a sua família. A admiração é um dos requisitos do amor e, por isso, não pode ser dispensada.

O relacionamento está proporcionando muitos custos e poucos benefícios. Os momentos ruins entre vocês são mais frequentes e duradouros do que os bons momentos. Por exemplo, você ou ele ficam aliviados quando os fins de semana terminam e, assim, não terão que conviver por tanto tempo com o outro.

Você sente que este relacionamento não tem chance de dar certo. Você já está convencida de que este relacionamento não tem chance e você simplesmente está adiando o inevitável, porque ainda não tem condições para terminá-lo.

Dr. Ailton Amélio da Silva, Dr. em Psicologia, psicólogo, Psicoterapeuta, e professor da USP



Artigo na íntegra: http://metadeideal.uol.com.br/diva/artigos/ailtonsilva/esta-na-hora-de-terminar.html?chrDate=esta-na-hora-de-terminar&chrList=ailt_l2&chrBox=box1

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates