terça-feira, 7 de julho de 2009

A origem das coisas

terça-feira, 7 de julho de 2009
Coroa Imperial Brasileira

A origem do título de Doutor conferido aos advogados sempre me chamou a atenção, sempre me perguntei o porquê de tantos bacharelados não serem contemplados com essa honraria ao seu término; ou o porquê de apenas eles, os ícones do conhecimento irrestrito e incontestável, os advogados, fazerem jus ao título. Pois bem, eis aqui o respaldo legal para essa comenda.

Um Decreto Imperial de 1º de agosto de 1825, assinado pelo imperador Dom Pedro Primeiro, criou dois cursos de Ciências Jurídicas e Sociais no país, introduziu um regulamento e um estatuto para esses cursos; e aos concluintes, atribuiu o Título (grau) de doutor. Entretanto, a Lei Imperial que criou o curso e determinou o título, impôs uma "pré-condição" para que os bacháreis que terminassem o curso de Direito, fizessem jus a esta deferência: A submissão dos formados a uma prova de avaliação de conhecimentos, aplicada pelo seu futuro Órgão da classe, hoje em dia, a OAB.

Enquanto os diversos ramos das ciências sociais, extatas, e humanas, impõem aos seus operadores a necessidade de buscar o aperfeiçoamento, a pesquisa, o desenvolvimento da ciência e da sociedade, de forma escalonada e gradual com especializações, mestrado, doutorado e pós-doutorado; os experts das ciência jurídica "ascendem" e são "promovidos" ao grau/Título máximo do conhecimento, e de reconhecimento de sua "erudição", assim que terminam o bacharelado, e são aprovados no "vestibulinho" da Ordem dos advogados.

E desse mundo bizarro, egocêntrico e narcisista, veio "Dom Gilmar Mendes". Que acusado de facilitar a vida de Daniel Dantas , não abaixou a crista e ainda denunciou o delegado da PF por abuso de autoridade, e desqualificou a imprensa nacional, acusando-a de sensacionalista. Xingado em plenário e acusado de manter capangas no Maranhão por seu colega, destilou todo seu veneno ao defender que as sessões não deveriam ser mais transmitidas pela TV Justiça(a discussão continua por lá). E mais recentemente ao emitir seu parecer favorável ao fim da obrigatoriedade do diploma para jornalistas, comparou os profissionais da redação a cozinheiros, numa manifestação clara de repúdio aos primeiros e discriminação à atividade desses últimos; e não satisfeito, adiantou/ameaçou!!!! Outras profissões serão revistas em breve... Ui!!!!

E essa é origem da(o) "coisa"... Dom Gilmar, ele foi forjado pelas "ciências" jurídicas, como tantos outros arrogantes "Bacharéis Dôtores", mas cresceu num ambiente diferenciado, permeado por vaidades titulos e muita pompa; éle é um nobre! Desde muito cedo foi reconhecido como "Dotô"(Viva D. Pedro em Gil!!!!!!), virou hominho e conheceu a vida ali no Reino encantado do Maranhão; estado com um dos piores IDHs do país, e terra do patriarca da família que o promoveu a esta condição de Ministro do STF, o Senador(ou seria Visconde?)José Sarney.

Hoje, graças ao imperador, convivemos com uma multidão de "Dôtores" diplomados!!! E graças a Dom Gil, que além de força política, um pequeno exército de capangas, e sobretudo grandes amigos na república, (ou seria Império?), não temos diploma... O que temos? Respondo: A oportunidade de nos matricularmos na primeira faculdade de fundo de quintal, e cursarmos Direito!!!!Afinal; Se Dom Pedro é por nós, quem será contra nós!!!!!!

Viva o Imperador!!!!!!


0 comentários:

 
◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates