domingo, 12 de julho de 2009

domingo, 12 de julho de 2009
Biography

Enya nasceu em Gweedore, no estado de Donegal, Irlanda, em 17/05/1961. Filha de pais músicos, ela sempre buscou inspiração para suas músicas em sua terra natal, com notada influência principalmente da cultura celta. Seu verdadeiro nome é Eithne Ni Bhraonain

Enya gravou seu primeiro disco, que leva seu próprio nome, em 1986. Mas foi em 1988, com o lançamento do disco "Watermark", que seu sucesso chegou de forma inesperada, através da canção "Orinoco Flow", que conquistou o primeiro lugar nas paradas da Inglaterra, e de vários outros lugares do mundo, fazendo com que entrasse para a lista das 500 músicas mais executadas de todos os tempos.

Em 1991, Enya lançou o CD "Shepherd Moons" que marcou sua estréia nas paradas de sucesso dos Estados Unidos, ficando em 17o. lugar, e atingindo a marca de 10 milhões de cópias vendidas. Foi também com este CD que ela ganhou seu primeiro Grammy Award.

Enya ficou quatro anos sem lançar nenhum álbum, voltando finalmente em 1995 com "The Memory of Trees" que vendeu 8 milhões de cópias, e lhe deu mais um prêmio Grammy.

Enya pode ser considerada a artista feminina de maior sucesso de todos os tempos pois sua marca de discos vendidos já chegou a 40 milhões de cópias, ultrapassando a vendagem de nomes como Eric Clapton.

Apesar de milhares de pessoas quererem assistir a um show ao vivo de Enya, ela nunca se apresentou em um concerto, mas tem pensado na possibilidade de realizar quem sabe em uma catedral, como afirmou recentemente.

Em homenagem ao talento de Enya, o asteróide 6433, recebeu como denominação o nome artístico da cantora, em 20 de junho de 1997. Diversos outros músicos já receberam esta homenagem, mas Enya é a primeira mulher e a única da Irlanda.

Enya comprou um castelo Irlandês do século XIX, o Castelo Ayesha, onde mora e recebe seus amigos.

1 comentários:

Zay

Lembro quando Enya trabalhou conosco... foi tão bom, né? rs!

 
◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates