quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Degustação

quarta-feira, 19 de novembro de 2008
Ivan Lins










Começou a tocar piano de ouvido aos 18 anos, influenciado pelo jazz e pela bossa nova. Formou-se em engenharia na mesma época em que começou a participar de festivais de música, no fim dos anos 60. Em 1970 chegou às finais do V Festival Internacional da Canção, com "O Amor É o Meu País" , que conseguiu o segundo lugar.








Seu primeiro grande sucesso como compositor foi com a gravação de Elis Regina para "Madalena", sua e de Ronaldo Monteiro. Nos anos 70 comandou o programa de televisão Som Livre Exportação, ao lado de Gonzaguinha e Aldir Blanc, e gravou discos que o projetaram nacionalmente. Alguns de seus maiores hits foram "Abre Alas" (1974), "Somos Todos Iguais Esta Noite" (ambas com Vitor Martins) (1977) e "Começar de Novo", gravada por Simone em 1979.








A partir da segunda metade dos anos 80 passou a se dedicar mais à carreira internacional, especialmente nos Estados Unidos, onde artistas como Quincy Jones, George Benson, Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, Carmen MacRae e Barbra Streisand gravaram suas canções;. já foi indicado para o prêmio Grammy e é atualmente um dos compositores brasileiros mais gravados no exterior.







O show “Cantando histórias” foi lançado em 2004 no Brasil e no exterior, nos formatos CD e DVD; assita a um trecho do Show:





video

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates